quinta-feira, 17 de novembro de 2011

O estudo estimula a criatividade



Para começar, é bom deixar claro que todos nós somos criativos e que fazer surgir a criatividade é muitas vezes fruto de uma situação ou de uma necessidade. É como disse aquele velho ditado : “A necessidade é a mãe de todas as invenções.” Todos somos criativos, mas alguns de nós desenvolveremos mais esse esse talento do que outros devido a questões educacionais, sociais e culturais que vão contribuir para o estímulo a criatividade ou para comportamentos menos criativos baseados em repetições de modelos previamente estabelecidos.
              Seguem abaixo as dicas para estimular a criatividade 
 - Seja curioso : Atende uma das leis da criatividade que é ser um entusiasta da mudança. Questione, leia assuntos diversos para estimular a sua curiosidade;
 – Procure desenvolver o outro lado do cerébro. 
 - Pense lateralmente : Fuja da forma tradicional de olhar e resolver os problemas e busque caminhos alternativos para chegar a uma boa idéia. 
 - Procure estar atento a tudo ao seu redor. Pessoas criativas possuem grande senso de observação;
 - Procure não julgar idéias. Analise as idéias que outras pessoas apresentam e procure identificar pontos fortes que podem unir-se as suas idéias e surgir uma melhor idéia;
 – Mude sua rotina, procure novos caminhos para chegar em casa ou ir ao trabalho.
 – Ter HUMILDADE para reconhecer suas fraquezas e as forças das outras pessoas. Somente reconhecendo que a outra pessoa é melhor do que você em alguma atividade é que você passa a aprender com ela. 
 – Leia livros revistas sobre assuntos variados. 
Portanto, qualquer pessoa pode ser criativa. Para isso, precisa exercitar essa habilidade assim como os esportistas desenvolvem os seus músculos para as atividades físicas. Afinal de contas, o cérebro é um músculo e também precisa de exercício, senão atrofia.



  • Quem acha que estudar só serve para aprender a escrever bem ou fazer cálculos matemáticos está muito enganado. Estudar, além de muitas outras coisas, estimula a criatividade e expande os horizontes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário